Você já parou para pensar no caminho que a música faz ao sair das mãos de um artista e chegar até as plataformas de venda? Pois existe um elemento chave nesse trajeto, responsável por entregar o conteúdo até as diversas lojas e plataformas de stream, conhecida como: distribuidora digital.

Em poucas palavras a distribuidora digital vai conectar a música de um artista até seus fãs, fazendo um intermédio entre a gravadora, ou diretamente com o próprio artista, para com serviço de distribuição final, que pode ser uma loja ou plataforma de stream.

Tempos antes da revolução da era digital, as músicas só podiam ser consumidas através de mídias físicas como Vinil, CDs e fitas cassete. E naquele contexto, as distribuidoras também eram físicas, sendo elas a única forma das gravadoras e artistas independentes terem suas gravações nos ouvidos de fãs. Porém, quando o formato MP3 e WAV inundou a indústria fonográfica, a figura do distribuidor também passou a ser digital, fazendo o papel do intermediário virtual até os meios de reprodução e vendas musicais como Beatport, Apple Music, Deezer e Spotify.

Como dissemos, o papel da distribuidora não necessariamente precisa estar atrelado à presença da gravadora. Existem meios de distribuição próprios para artistas independentes, que garantem a entrega e difusão do trabalho musical de forma ampla, com qualidade e sem muitas complicações.

Listamos aqui algumas boas distribuidoras digitais para artistas independentes, quais podem te ajudar num bom alcance e retorno financeiro

Soundcloud

A mais recente atualização do Soundcloud, permite que a plataforma opere também como distribuidora digital multi-plataforma. O recurso, Repost by Soundcloud é disponível para os assinantes do plano Pro Ilimitado do serviço, e possibilita que os artistas enviem suas músicas para as plataformas: Apple Music, Amazon Music, Spotify e Instagram.
Os criadores que usam a ferramenta de distribuição do SoundCloud detêm 100% de seus direitos, além de manter 100% de seus royalties de distribuição de serviços de terceiros, sem pagar taxas de distribuição.

https://www.repostnetwork.com/

CD Baby

Além de garantir a distribuição em centenas de lojas digitais e plataformas de stream, a CD Baby traz o benefício de unir distribuição física (CDs e Vinil) e digital em um só serviço. A CD Baby ainda permite que o artista obtenha licenças que permitam a sincronização de suas faixas para TV, filmes e jogos, possibilitando uma alternativa para arrecadação de receitas.

A CD Baby também trabalha com taxas relativas ao acúmulo de vendas das faixas, dividindo o risco do lançamento junto com o artista.

https://pt.cdbaby.com/

Landr

O benefício do LANDR é que a plataforma é um dos únicos serviços de distribuição que oferece a você uma masterização profissional e distribuição global em um só lugar. Os preços começam em US $1 / mês e você mantém 100% de seus royalties, sem termos ou taxas ocultas.

A distribuição via LANDR coloca sua música em mais de 250 lojas de música e plataformas, incluindo Spotify, iTunes, Apple Music, Google Play e Amazon. O serviço ainda fornece um painel de relatórios fácil de acompanhar para rastrear seu sucesso e base de fãs.

https://www.landr.com/pt/distribuicao-digital

TuneCore

A TuneCore é uma das líderes mundiais em distribuição digital, e agora recentemente anunciou a vinda de seus serviços para o Brasil. Atuando em distribuição para cerca de 150 lojas digitais e serviços de streaming em todo o mundo, o serviço permite ao artista 100% da receita de suas vendas, bem como manutenção total dos direitos autorais, por uma taxa anual fixa.

A empresa também oferece serviços para administração de publishing e um pacote de recursos direcionados ao apoio de artistas iniciantes e consagrados.

https://www.tunecore.com/pt/

Bandcamp

Ao contrário das outras plataformas, o Bandcamp não entrega as músicas dos artistas para outras lojas online (iTunes, etc.). O serviço do Bandcamp se estabelece como uma loja virtual autônoma, permitindo que os artistas vendam materiais de divulgação próprio diretamente ao seu público, como faixas digitais, vinil e CDs.

Durante a pandemia, o Bandcamp vem oferecendo medidas para ajudar os artistas. Toda primeira sexta feira do mês, a plataforma isenta por 24 horas a cobrança de taxas sob os produtos vendidos, ajudando a amenizar os prejuízos dos artistas e pequenos selos independentes.

https://bandcamp.com/