Quem é produtor musical, sabe do prazer de colocar as idéias em prática e passo a passo ver a construção do imaginário se tornando realidade. Criatividade é uma das peças fundamentais para alcançar um diferencial dentro da produção musical, mas aprendizado e dedicação também são indispensáveis. Porém embora o produtor esteja alinhado com esses pilares, muitas vezes a famosa “tela branca” acontece durante o processo produtivo.No entanto, existem alguns mecanismos, dicas e técnicas que podem ajudar o artista a deixar seu mindset mais fluido, e tornar a rotina de trabalho mais dinâmica saindo do bloqueio criativo.

Cada produtor que tenha já uma certa experiência com o universo da produção musical, tem seus próprios métodos para driblar o bloqueio criativo, seja usando referências vindas de outras faixas, cantando uma melodia, ou pescando um conjunto de samples que despertem o interesse inicial.

Um dos grandes produtores de ampla referência nacional, e que representa o Brasil muito bem mundo afora através do selo Kompakt, é L_cio. Já velho conhecido da cena underground, bem como vencedor de premiações como “Melhor Produtor do Ano de 2015” pela Rio Music Conference, sua experiência no universo da produção musical passa o exemplo para muitos jovens produtores que estão iniciando os caminhos nesta longa estrada.

Primeiro eu diria pra pessoa não se cobrar tanto, ela deveria olhar menos para o que os outros estão fazendo, isso gera um pouco de ansiedade. O ideal é tentar encontrar um ritmo próprio de produção e dentro do estúdio. Perceber a sua própria evolução, sem se comparar com os demais” diz L_cio, especialmente para os produtores que desejam dar seus primeiros passos dentro do mercado fonográfico.

Com relação a estrutura do seu ambiente de estúdio, aí vai uma dica preciosa de L_cio: “Já em relação a parte de estúdio, eu imagino que quanto mais otimizado e mais enxuto, mais potência o produtor consegue tirar dos equipamentos que tem. Não adianta ter muita coisa, eu imagino que ter menos equipamentos e usar com mais potencialidade cada um deles é muito melhor. Isso ajuda o produtor a ter mais facilidade de encontrar os timbres e as sonoridades que ele busca.

A DJ, produtora e multi instrumentista Kika Deeke, residente do núcleo/gravadora Gatopardo, acredita que para fazer fluir a criatividade de forma mais natural, e até mesmo aliviar a pressão diante de um processo produtivo, espairecer um pouco fora do ambiente de trabalho, pode ser uma boa alternativa para alinhar as idéias antes de compor: “Quando decido começar uma track, gosto de primeiro descobrir qual vai ser a idéia dela. Pode ser uma história, um cenário, um sample, algo que diga sobre o que se trata. Pra isso acho legal me afastar do computador, vou andar de bicicleta, vou pra praia, vou organizar minha casa (sempre escutando músicas que eu gosto) ou pego o violão, o teclado, um batuque e estudo alguma coisa por exemplo, bem livre. São momentos que os sentimentos vêm à tona e sinto de usar como combustível. Escrevo tudo que associo a esse tema, sensações, características, instrumentação, cores, etc. Assim tenho um norte para iniciar e vou testando, criando um primeiro loop”.

Para Tha_guts – DJ e produtor que vem alcançando um importante espaço dentro do cenário nacional através de releases assinados pela Massa Records, Gop Tun, Goma Rec e Sonido Trópico – manter o potencial criativo diante dos desafios decorrentes do ano de 2020, e ter uma relação saudável com as próprias cobranças nunca se mostrou tão necessário. Traçar metas possíveis que alinham expectativas e realidade pode ser uma saída interessante para driblar esses percalços. “Acredito que essa seja uma das perguntas mais pertinentes de 2020. Como manter o potencial criativo em meio a um ano tão caótico? Bem, aqui o norte da questão começa quando falamos de nossas expectativas e como elas podem gerar muitas vezes um bloqueio no processo de criação. Existem produtores que se sentem confortáveis em quaisquer circunstâncias, mas se não é o caso penso que o primeiro passo é traçar metas possíveis”.

Para ele, não se trata de abandonar as expectativas, mas de fazer com que elas existam ao nosso favor, projetando objetivos de curto prazo no estúdio e na projeção dos lançamentos, entendendo o resultado mais como uma consequência do que um objetivo. Então ele adiciona: “Paralelo às expectativas é preciso se utilizar do ócio quando existe um bloqueio para se conhecer melhor, entender como o processo de composição melhor funciona para cada caso e entender que o que muitos chamam de inspiração na maioria dos casos é prática. Penso que para um produtor se familiarizar com os diferentes processos em estúdio é tão importante quanto para um violinista ter o violino como uma extensão de seu próprio corpo. Na maioria das vezes quando temos uma dificuldade técnica buscamos refinar o processo e ao meu ver, o mesmo se faz necessário na questão da criatividade. Dito isso, é preciso um equilíbrio saudável quando a cobrança se faz necessária e quando precisamos caminhar em nosso próprio ritmo.”

Assim é o universo da produção musical. Bem como o curioso mundo das artes, é preciso ter cabeça fria na hora de estabelecer seu mindset produtivo, e alinhando algumas dessas técnicas e ferramentas, sua rotina pode se tornar ainda muito mais proveitosa.