Desempenho Computacional
Nos tempos atuais, onde estamos privados de uma liberdade plena e afastados das pistas de dança, a música tem sido nossa maior companheira, mas para quem produz música eletrônica, outro fiel escudeiro precisa estar com “tudo em dia” para não nos abandonar nesta batalha: os desktops e notebooks/MacBooks.
Que atire a primeira pedra aquele que nunca passou apuros — ou deixou-se levar pela raiva — quando a máquina dá aquela travada na hora de realizar algum processo. Seja ao exportar um arquivo, trabalhar com plugins mais pesados ou mesmo no próprio dia a dia, fazendo as pesquisas rotineiras, volta e meia perdemos um tempo — e paciência! — precioso com a falta de desempenho do PC.
Sabemos que, neste momento de crise sanitária e econômica, boa parte dos artistas da cena independente de música eletrônica não tem como investir alto em novos equipamentos eletrônicos, como os computadores. Portanto, hoje nosso objetivo é simples, básico, mas muito importante: vamos passar algumas dicas e dar sugestões do que você precisa para reduzir danos e melhorar a performance dessas ferramentas tão importantes no seu trabalho.
Otimizando seu Desktop/Notebook
Gerenciador de tarefas do Windows: uma das dicas mais fáceis e simples é através dele. Para abrir, basta dar um clique com o botão direito na sua barra de tarefas ou utilizar o atalho Ctrl+Shift+Esc. Com ele aberto, na aba “Processos”, encerre os programas que você não está utilizando.
Para descobrir o que mais está consumindo o desempenho do computador, basta deixar o gerenciador em tela cheia e observar as colunas ao lado: CPU, Memória e Disco.
Outra dica muito útil é remover programas da inicialização do Windows também no gerenciador de tarefas através da aba “inicializar”, provavelmente você tem vários programas que iniciam ao ligar o computador que podem ser desnecessários, isso atrasa a estabilidade da máquina ao ligar. Portanto, procure a aba correta e desabilite aqueles que não são úteis, deixando apenas o antivírus e itens de segurança habilitados.
Caso você for utilizar apenas um ou dois softwares específicos, talvez seja interessante configurar as prioridades destes programas no Gerenciador de Tarefas.
Desfragmentar o Disco(em caso seja um HD, não SSD)
Com o passar do tempo, instalando e desinstalando programas, plugins, jogos e deletando arquivos, os dados processados começam a ficar ‘perdidos’ no HD, o que é normal. Então, desfragmentar é basicamente falar para o seu HD reorganizar os dados, evitando que haja o desgaste de leitura e outras falhas, sem falar que melhora a rapidez da leitura de dados.
SSD
O SSD (Unidade de Estado Sólido) é uma classe de armazenamento mais silencioso, compacto e rápido que os HDD (Unidade de Disco Rígido) comuns de computadores e notebooks. O componente é essencial e garante mais velocidade em todas as tarefas, desde ligar o sistema até carregar softwares.
Utilize um navegador mais rápido que consuma menos energia: Brave
No print que mostramos acima, é possível ver o quanto de Memória RAM o Google Chrome está consumindo — isto porque estou com várias abas abertas de pesquisa enquanto escrevo esse texto. Porém, há opções melhores para utilizar, como o Brave, conhecido por ser seguro, rápido e privado. Ele já possui recursos de bloqueio de anúncio e rastreamento padrão, dispensando o uso de extensões (como você deve ter no Chrome ou outro navegador). Justamente por isso (falta de anúncios) o navegador tem menos conteúdo para ser baixado antes de acessar uma página da web. Você pode ver a diferença no vídeo abaixo:
Limpando as impurezas do PC: Advanced System Care
Esse programa verifica e limpa milhares de arquivos lixos, registros desnecessários, cache e sobras de programas de ferramentas, navegadores e etc., encontra problemas e erros no Windows e otimiza seu PC de acordo com seus hábitos e o desempenho de sua máquina.
Controlando a temperatura e outras informações: SpeedFan
Outro aplicativo muito útil pra melhora do desempenho. Esse software consegue coletar e exibir informações do cooler, processador, HD e outros componentes. Também é capaz de medir a temperatura da máquina e, com isso, controlar a velocidade do cooler interno. Bom para economizar energia e até diminuir o ruído do cooler.
Nas DAWs, opte pela utilização de plugins nativos
Você sabia que os plugins e até mesmo as DAWs, quando crackeados/pirateados, podem causar problemas de desempenho? A gente sabe que o momento não é favorável para adquirir as versões originais, mas tenha em mente que talvez em algum momento no futuro, adquirir esses softwares e plugins originais será necessário. Enquanto isso, se você estiver enfrentando problemas, tente limpar e excluir os plugins antigos que você já não utiliza mais.
Otimizando o desempenho do Ableton Live
Collect All and Save: Serve para organizar todos os samples do projeto em que você está trabalhando numa mesma pasta, assim o computador não irá buscar cada sample de áudio em diferentes cantos do computador. É só clicar no canto superior esquerdo em “File” e procurar a opção.
ASIO4ALL (para windows, substituto do DirectX): é um programa que pode ser baixado gratuitamente para emular o ASIO (Audio Stream Input/Output), permitindo o uso de DAWs sem placa externa e melhorando problemas de latência. A maioria das DAWs exige o uso de um driver ASIO e isso ajuda o computador a se comunicar corretamente com os dispositivos de áudio conectados.
Essa é uma ótima prática, pois ao invés de colocar um plugin do mesmo efeito para cada canal, você pode enviar o sinal de vários canais simultâneos para um canal de retorno, isso vai diminuir drasticamente o processamento do projeto além de deixar tudo mais homogêneo.
A configuração ideal
Por último, depois de falar sobre melhorias, queremos deixar uma base de configuração ideal para você que quer produzir música eletrônica — essa informação é útil principalmente para você que está pensando em trocar sua máquina por uma mais atual.
Processador
A CPU (unidade central de processamento), conhecido basicamente apenas como processador, deve ter pelo menos dois núcleos e velocidade mínima de 2,2 GHz.
Memória RAM
Primordial para a velocidade de processamento ao armazenar as informações, tenha em mente no mínimo 8GB (melhor custo/benefício).
HD
Com o avanço da tecnologia, atualmente os HDDs estão sendo substituídos pelos conhecidos SSDs, muito mais rápidos que o modelo anterior, a diferença é que a capacidade de armazenamento será inferior, mas vale a pena se você busca performance e otimização.
Saiba que você também pode manter um SSD e um HDD funcionando na mesma máquina. Mas caso prefira, também pode usar um HD externo para salvar seus projetos à parte.
Para informações mais a fundo sobre a configuração ideal, recomendamos este conteúdo da LANDR ou este vídeo de Chrys Gringo.
Para fechar…
É claro que existem uma infinidade enorme de técnicas e dicas para deixar seu computador mais ágil, mas aqui tentamos separar as mais simples e práticas que você mesmo por fazer por conta própria, sem precisar quebrar muito a cabeça por isso. Por fim, caso você aplique todas essas dicas e seu computador ainda não responda bem, talvez seja o caso de salvar todos os seus arquivos num HD externo e fazer a famosa formatação com um técnico, principalmente se o PC tiver muitos anos de uso.