A marca é o ativo mais importante para qualquer entidade, independente da finalidade da mesma. É indispensável definir os contornos da marca e elaborar seu conceito de forma clara, pois eles serão o ponto de partida para realizar qualquer publicidade desejada. E a busca por ampliar a presença da organização por meio de patrocínios e parcerias só é possível com uma apresentação profissional do seu projeto.

Esse texto servirá como guia para tal elaboração, a qual deve ter como intuito provocar comportamentos positivos do público-alvo para com as organizações envolvidas. E isso não é nada simples, porque passa pelo campo das emoções.

ENTENDENDO O PATROCÍNIO

A finalidade máxima do patrocínio é gerar atitudes benéficas do consumidor para com o patrocinador. Juntamente com a propaganda, promoções e relações públicas, o patrocínio é o quarto braço do marketing e figura como uma das principais soluções para se explorar ambientes e ampliar públicos. É fundamental alinhar as necessidades do público-alvo com o posicionamento pretendido pela marca, e, para tal, deve-se conhecer a fundo as características da empresa pretendida.  

Realizações culturais têm forte potencial para gerar sensações de relaxamento, bem como emoções positivas. Esse estado torna as pessoas mais suscetíveis às mensagens do marketing, especialmente no caso de eventos de música eletrônica. O som possui efeito imediato e cognitivo sobre o estado emocional do participante. Ao agregar uma marca a essa circunstância, a probabilidade de escolha da mesma aumenta consideravelmente. 

(Videoset Joseph Capriati com patrocínios Beatport e Mixmag)

Quanto maior for a intensidade de envolvimento do público com o evento, mais propícia será a difusão dos valores do patrocinador. Contudo, não se engane. Isso pode representar um perigo, caso as ações não sejam cuidadosamente planejadas. Quanto mais engajado for o público, mais crítico será este com relação aos patrocinadores. Por isso, faz-se necessário antes conhecer os consumidores e os valores defendidos pelos mesmos. 

CONHECENDO O PÚBLICO

O consumidor, em geral, tende a usar o mínimo de energia possível para realizar uma compra, em vez de analisar criteriosamente cada opção no mercado. Buscar fazer uma conexão emocional com o público e construir uma presença sólida de marca, por meio da identificação com seu estilo de vida é o caminho mais direto para provocar atitudes positivas. No caso da música eletrônica há, basicamente, dois perfis distintos: o underground e o mainstream

O público não comercial (underground) está frequentemente engajado na manutenção e no desenvolvimento do espaço social e da cultura original da música eletrônica, enquanto que o público comercial (mainstream) não possui o mesmo envolvimento com os aspectos culturais e chega a contar com base de valores e motivações distintas do primeiro perfil de consumidor. Isso define tudo!

A razão principal para os patrocinadores não apostarem em projetos é a diferença entre o posicionamento pretendido e as necessidades dos consumidores envolvidos com a marca.  Desinformação, despreparo e oportunismo de alguns empresários acabaram por levar o foco apenas na capitalização de investimentos, contemplando um público cada vez mais distinto do que é originalmente cativo da música eletrônica. 

Foto: Cairé Batista

Avalie com cautela o perfil e as realizações anteriores do patrocinador pretendido, pois o público processa a propaganda de forma diferente do patrocínio. As ações executadas – com ou sem sucesso – durante o evento podem ser atribuídas ao patrocinador. Uma investida mal feita, seja da parte conceitual, sonora ou serviços, pode resultar em grande fracasso para ambas as partes investidoras. Portanto, cuide detalhadamente do projeto, converse a fundo com o seu público e vista a personalidade do consumidor, a fim de desenvolver uma marca emocional. 

COMO INSERIR AS INFORMAÇÕES NA PROPOSTA

A apresentação do seu projeto é um dos momentos mais importantes, se você quer conquistar a atenção dos patrocinadores. É preciso fornecer o máximo de informações possível de forma direcionada, porque nenhuma marca vai apostar em um projeto que não conhece ou não se identifica. 

Entregue um planejamento robusto: explique o objetivo, o objeto e o orçamento do projeto; forneça um cronograma completo com etapas de trabalho, datas, horários, prazos para realização de tarefas, ficha técnica do evento com atrações e corpo de profissionais envolvidos, bem como sistema de venda de ingressos. Defina bem a logística, localização, estrutura física, fornecedores envolvidos, plano de ação para eventuais imprevistos, quantos patrocinadores estarão envolvidos e como o apoio será administrado antes, durante e após o evento. 

Fale sobre a experiência da empresa, mostre os seus trabalhos mais relevantes. Credibilidade, experiência e eficiência são fatores fundamentais para conferir confiança ao seu projeto. Compartilhe seu planejamento de marketing, de que forma as campanhas serão realizadas, em quais plataformas e qual o orçamento disponível para tal. Faça uma estratégia bem detalhada composta por um calendário de ações e converse com o patrocinador para buscar integrar as ideias e aprender mutuamente.

Foto: Júlia Maria

Por fim, o mais importante: quem é o seu público-alvo? Quais as melhores formas de atingi-lo? Essas informações devem vir como destaque. Fale de faixa etária, poder aquisitivo, hábitos de consumo, interesses e o que os consumidores relatam das experiências anteriores. Integre a comunicação visual do evento à linguagem mais afinada com o público. 

Não esqueça: você deve apresentar essas informações, seus conhecimentos e o know-how completo sem ser repetitivo ou cansativo. 

QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS GANHOS COM A PARCERIA

Apoiar cultura não é custo, é investimento! Este deve ser o ponto de partida do diálogo com os patrocinadores, assim evita de a conversa ficar limitada a números, até porque há alternativas para conseguir incentivos fiscais. A estruturação sugerida ao longo desse texto serve também para apresentar o projeto a órgãos da cultura e acredite: as chances de aprovação aumentam consideravelmente. 

Além da Lei Rouanet, existem editais estaduais e municipais que promovem abatimento no ICMS e no ISS, respectivamente. Esse é um fator que pode ser decisivo, pois caso seu projeto seja aprovado junto às Secretarias, o patrocinador pode nem precisar gastar um centavo. 

Além disso, não fique preso somente à ideia de alcance e visibilidade, pois há muito mais a ser explorado. Gere conteúdo exclusivo, ofereça cortesias para sorteios ou ações semelhantes, compartilhe dados de público, ofereça espaço para demonstração de produtos, gerando vendas diretas e muito mais. 

COMO CONTATAR ESSAS MARCAS/EMPRESAS

Com agendas sempre muito corridas, o primeiro contato pode definir se você conseguirá a oportunidade de apresentar seu projeto. Antes de sair por aí disparando tentativas, procure mapear as principais empresas envolvidas com música eletrônica e pesquise sobre seus valores, artistas e projetos previamente já apoiados. Dessa forma, você pode adaptar sua linguagem para uma abordagem mais próxima da empresa, sem perder sua essência ou parecer forçado.   

Prepare também um briefing atrativo com linhas gerais sobre a realização. Indique eventos patrocinados que se parecem com o seu projeto, escreva um texto emocionante sobre as afinidades da sua marca e do patrocinador. Se possível, use as cores e a marca do patrocinador, a fim de causar uma boa impressão antes mesmo da apresentação propriamente dita. Essas táticas podem ser ainda mais exploradas, caso você consiga oportunidade para apresentar seu projeto. 

Imagem: home do site do Alataj

É fundamental que o patrocinador entenda que existe um planejamento completo e que ele busque se adequar às suas necessidades. Contudo, cuide para  não se fechar demais. Ofereça diferentes formas de patrocínio e esteja aberto a ouvir contrapropostas, mesmo que elas demorem a retornar. E não desanime! Continue aprimorando sua apresentação a cada “não” recebido, entendendo que são meras etapas até conseguir o tão sonhado “sim”. 

Lembre-se, patrocínio não é favor! Muito pelo contrário, essa negociação deve envolver benefícios para ambas as partes, desde que tudo seja feito de forma organizada e profissional. 

PARA PRODUTORES DE EVENTOS

Eventos bem produzidos não são os que se baseiam no marketing da esperança de que as pessoas queiram participar e lotem no dia. Eles são bem planejados e sabem quais passos caminhar para chegar a esse resultado. Como sempre, o que define o sucesso dos seus eventos é o engajamento do público certo.

Em pesquisa feita pela Social Wave em 2019 verificou-se que 50% dos entrevistados foi a três ou mais festivas durante o ano, e quase metade deles foi acompanhada de seis ou mais pessoas. Esse perfil de público possui a música eletrônica em seu cotidiano e é fundamental que ele leve a sua marca para além do momento do evento. 

Como uma das referências de sucesso no país, o Warung Beach Club possui, além de eventos por todo o país, marca de vestuário e gravadora. O selo de roupas aborda o estilo de vida presente no universo da marca; a gravadora exibe e dita tendências do mercado fonográfico, bem como novos artistas e as novidades dos mais experientes. E tudo isso culmina de forma brilhante no momento do evento. 

https://www.instagram.com/p/CPWt0o9rPHb/?utm_medium=copy_link

(Post Warung Store)

Não pense que é necessário ter o porte de um grande club para começar essas ações. Artista em ascensão no psytrance, Olivatti sempre distribuiu brindes para seus fãs e marcou para sempre a experiência deles em seus eventos. “Foi uma forma que encontrei de retribuir o carinho e tornar esse momento ainda mais especial para eles”, diz a artista paraense, atualmente morando em Goiânia. Conquiste uma parcela dos “caçadores de festivais” e tenha certeza de possuir festas sempre cheias. 

https://www.instagram.com/s/aGlnaGxpZ2h0OjE3ODc4MjE4MDQ0MjY4OTcx?utm_medium=copy_link

(Stories da Olivatti presenteando fãs)

Após conseguir patrocínio e realizar seu evento, não deixe de compartilhar informações com seu patrocinador. Informe se a festa atingiu o número de participantes desejado, se houve retorno financeiro e cobertura de mídia. Converse com os participantes e obtenha feedbacks precisos, especialmente aqueles relacionados aos interesses dos patrocinadores. Avalie também os dados de interações nas redes sociais, enfim, obtenha um relatório de análise completo do evento para entender se o mesmo alcançou as expectativas planejadas. 

CASE – ARN

Foto: Noturna Mídia 

Com experiência na cena por mais de uma década, Arnaldo Miranda (ARN) obteve sucesso com patrocínios em diversos eventos produzidos nos últimos anos e compartilha um pouco conosco:

“O momento certo para buscar parcerias é após analisar seu projeto e acreditar que a solidez e a consistência do mesmo têm algo a acrescentar para as marcas parceiras. Um ponto fundamental que nem todo mundo aborda é a avaliação de riscos durante o evento. Especialmente se for de grande porte, precisa haver um suporte de bombeiros, ambulâncias e paramédicos; avaliar se o local possui saneamento básico com boa estrutura de banheiros; planejar a segurança do espaço e como vai ser feita a comunicação da equipe trabalhadora no dia; além de um plano de ação caso haja falta ou interrupção de insumos, como energia, alimentos, bebidas e etc”

Foto: Cairé Batista

“Realizei a virada cultural eletrônica em conjunto com outros selos da cidade de Belém. Foi realizada uma mostra de documentários, workshop de discotecagem, campeonato de DJ’s e apresentação de artistas de outras regiões. Dessa forma conseguimos captar patrocínio do estado para realizar o evento.” 

Acrescenta ainda: “posteriormente, desenvolvemos um ano de trabalhos sólidos com a House 091 e conseguimos patrocínio de 6 meses com a cervejaria CERPA. Isso foi possível com a apresentação da documentação toda resolvida: passagens aéreas das atrações, licenças para o evento, estrutura e etc. O mesmo já havia acontecido antes com a Red Bull, para o selo Belhell.” 

Foto: Júlia Maria

PARA PORTAL DE NOTÍCIAS

Portais de notícias têm a função de levar informações e conhecimento ao público e possuem um perfil um pouco mais corporativo. Por isso, é preferível apostar em eventos de caráter educativo, a fim de construir autoridade e construir networking relevante. Sair da zona de conforto por trás das telas e fazer contato com o mundo real proporciona uma visão mais crítica dos processos internos. 

Realizar feiras de negócios, workshops musicais e outros tipos de eventos (presenciais ou online) para auxiliar na formação de artistas e profissionais do mercado eletrônico pode até ser uma iniciativa pioneira. E como essas feiras são voltadas para uma área bem específica, as chances dos seus contatos serem altamente qualificados são altíssimas. Além disso, esse momento pode abrir canais com diversos players do nicho, não apenas com o público. 

https://instagram.com/p/CO-io74gOoo/

(Post Alataj)

Com uma estratégia bem delineada, os participantes poderão levar sua marca para casa ou utilizar ferramentas interativas durante o evento, otimizando a experiência vivida. Procure empresas e artistas parceiros da região para dar suporte ao empreendimento e você terá uma bela receita para conquistar um time forte de patrocinadores, aumentando ainda mais as chances de sucesso do evento.