Começou o Burning Man, festival multiartes colaborativo, realizado desde 1986 em Black Rock Desert, no estado norte-americano de Nevada. Pela primeira vez em versão online e com participação de artistas brasileiros.
Com edições regionais espalhadas por todos os continentes do planeta, o festival pode ser considerado um experimento social de contracultura. Em uma semana de programação são esperadas mais de 200 mil pessoas.
Para essa edição, artistas de todo o mundo desenvolveram instalações 3D que reunirão diversas experiências como performance, música, mesas de discussões, workshops, entre outras ações coletivas.
Serão contemplados oito “universos” no Burning Man virtual. O evento é gratuito.
Entre os participantes, destaca-se o grupo brasileiro que desenvolveu a obra interativa Irupé. Fazem parte do projeto Adriel Ushli, Breno Brasil, Luar Franzine e Matheus Silva. A ação também conta com a participação de 70 artistas e de 14 coletivos artísticos do Brasil.
Construída minuciosamente após imersão no universo das lendas indígenas Tupi-Guarani, Irupé propõe um novo contato com a cultura ancestral dos povos originários.
A grande flor Vitória Régia, destaque da obra, representa novas possibilidades de interação, e comunicação, criando uma intersecção onde passado e futuro fundem-se em uma única experiência.
Arquitetura, Audiovisual e Performance integram-se na proposta que, também, conta com a participação especial dos artistas indígenas Mapu Huni Kuin, Djuena Tikuna, Nelson D e Brisa Flow. Os representantes apresentam-se na abertura da obra dia 30 de setembro, a partir das 15h, com apresentação de Eric Terena, DJ e Ativista.
Os coletivos brasileiros Zaragata, Pilantragi, MBR GATOPARDØ, QUACK, Sinkrö, Festa DAMA, Boli, LIMBO, Gruta e Serenight, Habitatt, Mind The Gap e Oblivio serão responsáveis pela programação artística da instalação durante os 7 dias do projeto.
Os ambientes criados poderão ser explorados por meio do MysticVerse Burning Man. Para conectar-se basta acessar https://mysticverse.live Explore o universo 3D e ao encontrar a instalação Irupé, representada pela Vitoria-régia, conecte-se ao Zoom e acompanhe todas as festas em tempo real.
Para uma experiência completa basta instalar o aplicativo: https://zoom.us/ support/download
O acesso ao Festival Burning Man pode ser realizado pelo computador ou celular. Se optar por mais interatividade, use óculos de realidade virtual.
Texto: Equipe Irupé
Outras informações e programação completa: https://www.facebook.com/events/ 398573384446892/